Kirchner

 

arts

 

O Expressionismo Alemão surgiu como um movimento que contrariava o pensamento filosófico preponderante na época, o positivismo. O avanço da técnica, o desenvolvimento das tecnologias, a construção de túneis e pontes homéricas, assim como a felicidade baseada na ordem e no progresso, ia contra a perspectiva expressionista, que procurava desmascarar esse ideal burguês. Esse antipositivismo do expressionismo o faz necessariamente antiimpressionista e também antinaturalista.

“O ouvido é mudo, a boca é surda, mas o olho ouve e fala. O olho do impressionista somente ouve, não fala; acolhe a pergunta, não responde. Em vez dos olhos, os impressionistas têm dois pares de ouvidos; mas não têm boca”. (GOETHE)

 

 

 

Assim, o que mais incomodava os expressionistas era o caráter de superficialidade, felicidade e uma leveza quase hedonista de alguns impressionistas. Esses tratavam a realidade como algo a ser visto do exterior, ao contrário dos expressionistas que defendiam o “viver” da realidade, ou seja, essa deveria ser vivenciada de dentro. O que necessariamente trazia um aspecto subjetivista para o movimento, pois cada artista transmitiria sua visão dessa realidade, assim como suas características técnicas.

O primeiro grupo de expressionistas alemães foi fundado por um conjunto de arquitetos em Dresden em 1905. O grupo foi chamado de Die Brücke que significa A ponte, provavelmente inspirado pela obra de Nietszche Assim falava Zaratrusta, que descreve um “fazer de uma ponte” para o alcance de novos ideais e principalmente por sua crítica contundente à burguesia e seus valores ilusórios. Os fundadores do Die Brücke foram Ernst Ludwig Kirchner, Otto Mueller, Emil Nolde, Max Pechstein, Eric Heckel e Karl Schmidt-Rottluff.

 

 

sc0087b56e

 

sc0087caf5

 

 

sc0087dd02


 

sc0087f7b3

 

sc00876f90

 

sc00878cdb

 

sc00881e3d

 

sc00883b5a

 

sc00887c08

 

sc008869b4

Advertisements

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: